Dicas – Field Target

Dicas para iniciantes no Field Target

By Carlos Wolff

Este texto foi feito para dar dicas para quem não tem experiência em provas de FT (Field Target).  Está pressuposto que o atirador está começando agora, tem ou vai comprar uma arma de mola e não quer fazer grandes investimentos iniciais.

Ou seja, um texto simples a acessível, dentro da realidade de quem está começando na modalidade. Não vai abranger armas do tipo PCP, técnicas como estimativa de distância com lunetas e tabela de clicks de compensação.

O FT tem alguns fatores que tornam a prova mais interessante: As distâncias não são conhecidas, são realizadas em ambiente externo, exposto aos elementos, em especial o vento e a luminosidade variada.

Escolha do calibre

Os calibres comuns são:  4.5 ou 5.5mm.

O calibre 5.5 tem chumbos mais pesados, e por isto possuem mais retenção de energia. O que significa que ao longo da distância, vai perdendo menos velocidade por conta do arrasto aerodinâmico.

No entanto, com a mesma potência, uma arma no calibre 4.5 vai disparar o projétil com mais velocidade.  Afinal a potência é massa x velocidade2.

Exemplo: Digamos duas armas de mola com os mesmos 16J de potência. Em ambas o esforço para armar é praticamente o mesmo, assim como o tranco ao disparar, afinal a potência é a mesma.

No calibre 5.5, com um chumbo de 1,03gramas, ele sairá da arma a 176m/s.

No calibre 4.5, o chumbo equivalente tem 0,547gramas. Ele sairá da arma a 241 m/s

Desta forma, a trajetória fica “mais tensa”, ou seja, existe menos queda com a distância. Como no FT você não sabe a distância dos alvos, se você errar muito esta estimativa, a  compensação  da queda do chumbo será incorreta, e pode errar o alvo.

Exemplificando, veja o gráfico abaixo, ele representa a balística de dois chumbos disparados por armas da mesma potência (16J), com chumbos de 4.5 e 5.5 mm. Em ambos os casos a luneta foi regulada para “zerar” a 35m.

Para acertar um alvo aos 20m, o atirador com arma de calibre 5.5 tem que a apontar “para baixo” 3,6cm, enquanto que no cal. 4.5, apenas 1,3cm. Pode parecer pouco, mas nesta distância se o KZ (Kill Zone – centro do alvo de FT) tiver 2cm, uma correta compensação deve ser feita para não perder o tiro.

No caso de um alvo a 50m, no calibre 5.5, é necessário compensar a queda de 13cm, e no calibre 4,5mm, apenas 7 cm. Se não compensar corretamente pode até errar o “bicho”.

Conclusão:

Ambos os calibres são adequados. No calibre 5.5 existe mais retenção de energia, e no calibre 4.5 precisa compensar menos. Cada um tem vantagens e desvantagens.

Banner para blog tiro

Escolha da carabina

No FT, o equipamento é muito exigido:

– Deve ter potência suficiente para desarmar um alvo de FT a 50 metros;

– Deve ter precisão suficiente para por exemplo, acertar um Kill Zone (KZ) de  40mm a 49 metros.

O problema é que precisão e potência nem sempre andam juntos em armas de mola.

Uma arma potente demais tem muito tranco. Tendo muito tranco, fica difícil ter precisão.

No caso, armas que são perfeitas para atirar em alvos de papel a 10m vão sofrer com falta de energia para acertar os alvos mais distantes.

Por outro lado, não adianta ter aquela arma “magnum” que praticamente precisa dos dois braços para armar, que pode ser divertida para atravessar latas a 10m,  mas  não acerta nada depois dos 30m.

Ou seja, é preciso um bom balanço entre potência e precisão.

Conclusão:

Como dizia aquela propaganda de pneus: “Potência não é nada sem controle”.

Mas, se você já tem a sua arma e está feliz com ela, aproveite. Mais tarde você pode ficar mais exigente, então pode usar destas informações para auxiliar na sua escolha.

Clique Pratique HFT

Escolha da munição:

Costuma-se dizer que “Quem escolhe o chumbo é a arma, não o atirador”.

Então você deve pode escolher os chumbos que a arma mais gosta, dentro do seu orçamento é claro.

O melhor é fazer um teste com a máxima variedade de chumbos que você tiver disponibilidade, para saber quais chumbos sua arma melhor se adapta. Tendo esta relação pronta, você sabe os limites da sua arma, e pode escolher a munição de acordo com seu orçamento.

Algumas dicas para economizar na escolha dos chumbos para seus testes:

Chumbos bons para distâncias maiores normalmente são os de ponta arredondada. Chumbos de ponta chata são muito precisos a 10m, mas tem um coeficiente balístico que não ajuda na precisão depois de uns 25m. Os de ponta bicuda ou com ponta oca, são bons para penetração ou expansão,  mas são ruins em precisão.

Mais uma variável a considerar para deixar os seus testes mais direcionados:

Chumbos muito pesados não irão agrupar bem em armas não tão potentes. Via de regra, em armas de mola, chumbos mais pesados resultam em menos potência, (massa x velocidade2), apesar de parecer o contrário.

Por outro lado, chumbos leves demais em armas magnum são disparados muito mais rápidos (>275m/s) e a turbulência vai atrapalhar a precisão.

Para os testes, devemos isolar ao máximo a variável “atirador” e outros fatores ambientais.

Para isto, escolha uma distância coerente com o seu sistema de mira e qualidade da arma. Se você vai testar com mira aberta, é interessante colocar os alvos de teste numa distância que você tem confiança que consegue visualizar satisfatoriamente. Por exemplo, 15m. Com luneta, pode dobrar esta distância.

Use uma mesa que seja firme e um ponto de apoio confiável,  como uma estativa ou sandbags.

Faça pelo menos 5 tiros no alvo. Não se preocupe se não acertar exatamente onde você está apontando, o que vale  aqui é o agrupamento.

Depois, meça a distância dos dois furos mais distantes um do outro. Meça a partir do centro a centro (C-T-C) dos buracos. Anote este valor para comparar com os outros chumbos.

Repita o teste para cada tipo de chumbo do mesmo jeito. Encontre os chumbos que melhor agruparam e repita o teste até se sentir confiante na consistência dos resultados.

Pronto, você vai ter uma lista mais ou menos assim:

teste a “x” metros Grupo médio
Field Target Trophy 26
Diabolo Baracuda 21
JSB Exact 21
Crosman Premier leve 22
Crosman Premier pesado 57
Rifle 35
Pro Magnum 41
Pro Hunter 30

Conclusão: Neste exemplo, podemos concluir que o Pro-Hunter ou Rifle é um chumbo bom o suficiente para treinos, e para a competição o melhor seria o Baracuda ou JSB Exact.

Neste ponto, também sabemos com razoável exatidão os limites de precisão do seu conjunto:  Mira x arma x chumbo.  Ainda vai ser somado nesta fórmula o erro do atirador.

Criação da tabela de compensação

Aqui está uma parte importante do “tema de casa” do atirador de FT. As etapas anteriores são importantes, e servem para qualquer modalidade de tiro.

Se você não souber o quando tem que compensar a cada distância, para onde que você vai apontar?

Para começar, você deve escolher uma distância para zerar a luneta. Ou seja, um ponto de referência para as outras distâncias.

Algumas considerações:

O alvo mais perto fica a 9m, e o mais longe a 50m, você vai ter que escolher uma distância para “zerar a luneta” que fique conveniente para minimizar as compensações.

Vamos analisar usando como exemplo o gráfico abaixo:

O conjunto de miras (aberta ou luneta) aponta para o alvo (esta é a linha de visada), o cano está abaixo dele. Quanto maior esta distância, maior a compensação nos primeiros metros.

Neste exemplo, ao disparar, o projétil sai do cano 5cm abaixo da linha de visada (linha do “0”)

Vai subindo numa parábola até cruzar pela linha de visada (em 9m distância)

Atinge um apogeu em 20m de distância,

Vai caindo em direção ao ponto onde a luneta foi zerada (30m)

Depois segue caindo até a distância máxima (50m)

Com este entendimento, você pode escolher uma determinada distância para zerar a luneta, por exemplo, 30m. Isto vai depender da sua arma e sua estratégia de compensação. Se você deixar a luneta zerada mais próxima, pode ficar mais fácil (menos compensação) nos alvos nesta região. Por outro lado, os alvos mais distantes vão ficar mais difíceis, pelo mesmo motivo.

Como fazer a tabela de compensação:

Faça os tiros apoiado, para eliminar ao máximo a “variável atirador”

Dê vários conjuntos de tiros até ter certeza que a arma está zerada no ponto desejado.

Ponha alvos a distâncias conhecidas, exemplo: 10, 15, 20, 25…

Atire em séries de digamos, 5 tiros,  apontando para o centro dos alvos.

Agora pegue uma régua e meça o centro do grupo efetuado com a distância ao centro do alvo.

Você vai ter uma tabela de compensação semelhante a  esta:

10m – 5mm

15m – 20mm

20m – 25mm

25m – 20mm

30m zero

35m + 25mm

Então na hora de atirar, pelo exemplo acima, quando você estimar que um alvo esta a 15m, deve apontar para baixo (em relação ao centro do KZ), 20mm.

Este método serve para mira aberta e para luneta.

Existem outros métodos para fazer esta compensação:

  • Para cada distância/zoom da luneta v. estima quantos “mil-dots” tem que compensar.
  • E o mais trabalhoso, mas mais sofisticado, é fazer uma tabela de clicks da luneta, seguindo uma lógica semelhante.

Treinamento para FT

Pelas etapas anteriores, você já sabe os limites do seu equipamento (arma – mira – munição), agora vamos conhecer os limites que fazem a diferença, o atirador.

Este vídeo pode ajudar no treinamento das posições de tiro:

Sugestão de roteiro de treinamento:

  • Treino em alvos de papel a distâncias fixas. Desta forma você sabe a compensação que deve fazer, e pode observar no papel onde você está acertando.
  • Treino a distâncias variadas e não conhecidas. Agora você aumenta a dificuldade, e testa sua capacidade de estimar as distâncias além do tiro em si
  • Treino em alvos de FT. Desta forma você treina em um alvo de prova.

Dia da Prova

Não tire a arma da maleta e entre direto na prova. Vá para a área de treino, tente relaxar, faça tiros no ponto onde a luneta está zerada, revise os fundamentos que você treinou. Aproveite para observar o vento, se for possível.

Porque? Durante o transporte, o sistema de mira pode ter alterado. Além disto, pode haver uma mudança no ambiente externo daquele onde você zerou a luneta (temperatura, umidade, pressão…) que podem fazer uma mínima diferença. Aquela mínima diferença que fica entre acertar a borda do KZ e derrubar o alvo.

Não espere melhor resultado na prova do que nos treinos: Você não está no ambiente que está acostumado, existe a distração das pessoas, existe a tensão da prova.

Então vá atirar, limpe a sua mente, porque agora o assunto é somente entre você e o alvo. Aproveite e divirta-se, que agora começa a melhor parte!

Banner para blog tiro

49 responses to this post.

  1. Posted by jose fernandof on 4 de Fevereiro de 2011 at 1:42

    v. será um bom atirador quando aliar estas teorias à prática,
    v. será um ótimo atirador quando fizer tudo isso quase que inconciente.

    Responder

  2. Posted by Marco antonio on 29 de Março de 2012 at 1:03

    É, eu achava que atirar era simplesmente comprar uma arma e sair distribuindo chumbinhos, vejo que o negocio é bem mais complicado, sou pessimo atirador , sonho em participar de uma prova de FT, em minha cidade houveram dois torneios de tiro a alvo de papel não participei acho muito chato, mas FT é chique, essas posições de tiro, as armas utilizadas, o mecanismo de desarme dos bichos, o pensamento de quem montou o circuito, é bacana demais. Quero deixar uma indagação : Tenho uma krico 5,5 e uma f18 da para participar de FT com elas?

    Responder

    • Olá Marco,
      não sei por qual razão não recebi o aviso de teu comentário e pergunta,
      mas penso que não posso deixar de responder ainda que praticamente com um ano de atraso…Imagino que já estejas bem adiantado na prática de nosso esporte!

      Pois bem, minha única e maior briga com o FT é que de alguma forma tentam elitizá-lo!!! Não gosto disto, penso que precisamos ter provas de FT que separem a Fórmula 1 dos rachas de final de semana hehehe. Durante dois anos organizei provas de HFT aqui em Canela, e as categorias eram bem separadas, não importava se vinham atirar com uma carabina de R$ 500,00 ou R$ 5.000,00! Não podemos frustrar quem está iniciando e ainda investiu pouco em equipamento, mas também não podemos frustrar quem investiu pesado, e deseja altos desempenhos e competitividade!!! Apenas precisamos separar as categorias de maneira que os equipamentos sejam equilibrados em cada uma delas. Com certeza podes competir com a F18. Tenho uma F18 Super com GR que é de estimação, já tive bons resultados com ela!

      abç

      Oliveiros

      Responder

  3. Posted by mauricio on 23 de Fevereiro de 2013 at 14:34

    qual seria o bc da munição rifle ?

    Responder

  4. Posted by Rodrigo on 9 de Abril de 2013 at 12:10

    Tenho uma carabina cbc f18 standard e tenho muito interesse em armas e tecnicas de tiro…comprei uma luneta 4×20 mais tenho dificuldade em ajustar ela para distancias acima de 10m mais quero praticar o tiro em uma distancia de mais ou menos 30m “Explicando eu não tenho como fazer agrupamento dentro de casa a 30m para zerar a luneta, mais tenho como atirar fora de casa a esta distancia” pois consigo atirar no terreno do Visinho rsrsr mais não tem como ficar zerando a luneta lá

    Responder

  5. Posted by Pedro Bakalhal on 17 de Setembro de 2013 at 12:54

    tenho uma cbc G2 4,5 sistema gas ram.
    gostaria de uma dica de luneta e onde comprar!

    Responder

    • Olá Pedro,

      este modelo de carabina não costuma dar problemas com lunetas. Uma boa opção é a Nikko Gold 4×32.
      A compra legal deste produto precisa ser em lojas físicas, pois precisa de autorização prévia do exército para compra,

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  6. Posted by Guilherme Marinho on 3 de Outubro de 2013 at 12:22

    Sabe me informar se a CBC Nitro x 1300 é boa para campeonato? Ótimo espaço para divulgação do nosso esporte. Parabéns.

    Responder

    • Olá Guilherme,
      Não diria que este modelo é apropriado para competições, ainda que seja precisa.
      É uma carabina potente, mas que cansa para armar o mecanismo, realmente é pesada…
      Podes optar pela nitro 1000. Tenho feito testes com ela e tenho gostado muito. Em breve farei um vídeo e trarei os resultados,

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  7. Posted by Evandro on 12 de Outubro de 2013 at 0:52

    Porque existem chumbinhos com 5,52 mm 5,53 mm e até 5,55 mm?
    Desde já, Obrigado.

    Responder

    • Olá Evandro,
      os canos das carabinas têm pequenas diferenças de diâmetros e além disso, diferenças nos sistemas de propulsão. São fabricados chumbos em tamanhos diferentes, para que se moldem a cada configuração. Somente podemos ter bom desempenho, após testarmos vários tipos de chumbo, para que saibamos qual se adapta melhor e origina melhor agrupamento,

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  8. Posted by Evandro on 21 de Outubro de 2013 at 22:54

    Comprei uma hatsan 125 com gás ram de 75 Kg, achei ela bonita, potente e parece ser bem resistente, porém confesso que estou um pouco decepcionado com a massa de mira dela, para ajusta-la tive que trazer ela bem para a esquerda ate fica meio esquisito, e já abaixei ela o máximo. Estou acertando um alvo com 4 cm de diâmetro a aproximadamente 15 mts com facilidade, utilizando um bom chumbinho JSB de 18,13 gr, sei de meu potencial e não estou contente, talvez estou meio destreinado. Mas sei lá estou achando estranha esta mira acreditava que uma arma com valor que paguei e a fama que tem, deveria vir com a mira zerada e praticamente certa. Te pergunto, cera que ela pode estar com defeito nesta mira? Não tem armeiro em minha cidade, senão já teria levado para ele dar uma olhada. Obrigado

    Responder

  9. Posted by Oliveiros on 22 de Outubro de 2013 at 12:30

    Olá Evandro,
    A regulagem da fábrica é feita a 10m, mas cada atirador precisa adaptar a regulagem para si. É possível que a massa de mira esteja levemente inclinada para a direita, verifique isto.

    Abç

    Oliveiros

    Responder

  10. Posted by Eder on 19 de Novembro de 2013 at 2:33

    Olá Oliveiros.
    Parabéns Oliveiros.Com tudo que li sobre o calibre 4.5 e 5.5 acho que fiz uma boa escolha na comprar da minha carabina.
    Comprei uma carabina de pressão cometa new fênix 400 calibre 4.5 e gostaria de saber qual seria o gas ram mais indicado para esta carabina. 50kg ou 55kg ou você me indicaria outro?

    Responder

    • Olá Eder,

      normalmente utilizamos o de 55Kg, mas com o de 50Kg terás menos recuo, se a ideia é praticar Field Target, vais ter energia suficiente com o de 50Kg. Tenho colegas de tiro que atiram com GR de 45Kg nas Cometas,

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  11. Posted by Anderson Lopes on 30 de Novembro de 2013 at 11:46

    olá, parabéns pelas publicações são muito esclarecedoras!
    Sou militar do exército e estou começando no tiro de ar, gostaria de saber se a hatsan 80 5.5mm é uma arma boa para competições de FT. poderia me dar umas sugestões de armas boas para FT até uns R$ 1.200.
    valeu…

    Responder

    • Olá Anderson,
      fico grato pela parabenização!
      Pois bem, a HT 80 não é apropriada.
      Podes optar por uma Nitro 1000 (cal.4,5mm é mais vantajoso por possuir parábola mais retilínea)
      Ou uma B19s Tunada, neste modelo vais gastar menos de R$ 1200,00.

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  12. Posted by Khéfren on 17 de Dezembro de 2013 at 11:04

    Amigão! Parabéns pelo trabalho! Comprei uma carabina CBC Nitro Advanced 5.5mm na inauguração da loja de um cliente meu… soh depois comecei a ler sobre tiro esportivo. Gostaria de saber se minha carabina serve p prática deste esporte (iniciar).

    Responder

  13. Posted by ALESSANDRO on 17 de Dezembro de 2013 at 18:12

    Boa tarde,
    Comprei uma cbc f22 nitro 800, e gostaria de saber quanto a precisão e potência,
    e se ela é boa para a prática do FT.
    Grato.

    Responder

    • Posted by ALESSANDRO on 17 de Dezembro de 2013 at 18:36

      Mais uma dúvida, com relação a cbc f22 nitro 800, qual seria a distancia ideal para zera-la?

      Obrigado.

      Responder

    • Olá Alessandro,

      apesar do gatilho ser um pouco pesado, podes utilizá-la sim. Podes inclusive instalar um regulador de gatilho, que melhorará muito o acionamento.
      Veja o vídeo de instalação neste link:

      Para compra na Balim:
      http://www.balim.com.br/index.php?route=product/search&keyword=regulador&category_id=0

      abç

      Oliveiros

      Responder

      • Posted by ALESSANDRO on 18 de Dezembro de 2013 at 18:54

        Boa tarde, muito obrigado pelas dicas, tenho aprendido bastante através das explicações dadas aos colegas. Mas ficou mais uma dúvida, de acordo com o gráfico, pra zerar a mira aos 30 metros tenho que ajustar o tiro para 9 metros, é isto? e se eu ajustar o tiro para 20 metros ela irá zerar mais adiante, existe algum calculo a ser feito, dependendo é claro da potência da arma. Você não poderia me indicar um manual de como regular, ajustar, zerar miras?

        Na nossa cidade nunca houve um campeonato de tiro e alguns colegas estão querendo realizar o primeiro, você poderia me informar onde conseguir algum modelo, ou o regulamento, e se precisa de autorização de autoridade policial?

        Desde já agradeço a ajuda e parabenizo pelo site.

  14. Olá Alessandro,
    cada arma se comporta de uma maneira e gera uma parábola própria, terás que testar colocando alvos à 9, 10, 11, 12, 13, 14m e assim suscetivamente até os 30m, para criar a tua tabela de compensações. É relativamente comum que o tiro cruze a linha de visada entre os 9 ou 10m e novamente entre os 27 e 30m.
    Tenho este vídeo que ensina a regulagem de miras abertas:

    Para competições com armas de ar não é necessário nenhum tipo de autorização, apenas é preciso bom senso em relação à segurança e que vizinhos desavisados não confundam com armas de fogo. Importante lembrar também que a utilização e transporte de lunetas é controlado pelo Exército.

    Abç

    Oliveiros

    Responder

    • Posted by ALESSANDRO on 6 de Janeiro de 2014 at 12:16

      Bom dia Oliveiros, a princípio gostaria de agradecer sua paciência e dedicação para conosco, e também que me esclarecesse a respeito de um vídeo que assisti na internet onde mostrava que se lixarmos as partes internas do gatilho, isso aliviaria o peso do mesmo, ou seja o gatilho ficaria mais sensivel e leve. Isso procede? No vídeo ele alivia o gatilho da Gll, isso também serviria para f22 nitro 800?

      Atenciosamente

      Alessandro

      Responder

  15. Olá, estou querendo iniciar no esporte, já pesquisei bastante sobre armas e tal, estou pendendo para uma Cometa Fenix 400 5,5 já com gas ram de 55kg instalado, estou fazendo uma boa escolha? Quero bons agrupamentos aliado a boa potência e uma boa arma, também tem a Sag Ar 2000 Jet 5,5 com gas de 75 kg, mas vi que ela é tem mais de 4 kg de peso e por ser potente não será tão precisa, estou certo? Acha que devo ver outros modelos nesta faixa de preço ou esta Cometa posso comprar de olhos fechados! Obrigado desde já.

    Responder

    • Olá Juca,

      com certeza podes comprar Cometa de olhos fechados! Tenho uma Fusion Black e é a carabina de mola mais precisa que conheço! Já consegui agrupamentos de 18mm na distância de 50m.
      Contate com a loja Balim para orçar a compra da Cometa: contato@balim.com.br

      abç

      Oliveiros

      Responder

      • Posted by ALESSANDRO on 6 de Janeiro de 2014 at 14:45

        Bom dia Oliveiros, a princípio gostaria de agradecer sua paciência e dedicação para conosco, e também que me esclarecesse a respeito de um vídeo que assisti na internet onde mostrava que se lixarmos as partes internas do gatilho, isso aliviaria o peso do mesmo, ou seja o gatilho ficaria mais sensivel e leve. Isso procede? No vídeo ele alivia o gatilho da Gll, isso também serviria para f22 nitro 800?

        Atenciosamente

        Alessandro

      • A mais precisa atualmente é a cz 631

  16. Posted by Oliveiros on 6 de Janeiro de 2014 at 17:12

    Olá Alessandro,

    não posso dar opinião sobre o vídeo. por não ter visto, mas realmente o polimento do mecanismo do gatilho reduz o atrito, assim o curso fica mais suave e uniforme. O conjunto do gatilho da GII é exatamente o mesmo da Nitro 800.

    abç

    Oliveiros

    Responder

  17. Posted by Rogério on 8 de Janeiro de 2014 at 17:45

    Boa tarde Oliveiros! Gostaria de saber sobre seu comentário quando você afirma que possui uma (Fusion Black e é a carabina de mola mais precisa que conheço! Já consegui agrupamentos de 18mm na distância de 50m.), Qual seria outro modelo ou marca que tivesse igual ou mair precisão, que possuísse gás ram e opção de mira aberta?

    Responder

  18. Posted by ALESSANDRO on 9 de Janeiro de 2014 at 17:01

    Boa tarde, um colega meu esta querendo fazer a reposição do gas ram de sua f 22 nitro 800, qual GR original dessa arma? e qual o GR máximo que ela suportaria?

    abç

    Alessandro

    Responder

  19. Posted by Rogério on 18 de Janeiro de 2014 at 16:40

    Tentei mandar mensagem pelo site Balim más deu como “e-mail não parece ser válido” então optei pelo canal!!!
    Boa tarde!
    Dentre todas as empresas que pesquisei na internet, a mais séria e repleta de informações sobre carabina de pressão foi a BALIM com nosso amigo Oliveiros com suas informações extremamente esclarecedoras.
    A minha pergunta é sobre a carabina AA TX 200 MK lll, como posso adquiri-la, más antes gostaria se possível de informações sobre a mesma como: velocidade m/s, se pode ser colocado GR equivalente para manter ou até melhorara a precisão, quanto à reposição de peças é fácil encontra-las, preço da arma, qual seria mais precisa a de 4,5 ou 5,5mm etc… É uma carabina para lazer, más adoro precisão, pois sou muito detalhista, quem sabe um dia posso até competir!!! Já possuí uma carabina CBC das antigas há muitos anos, aproximadamente 20 anos.
    Muito obrigado pela atenção é um privilégio poder ter contato com uma pessoa de tamanho conhecimento!

    Responder

    • Olá Rogério,

      fico muito contente com teus comentários!
      As AA são carabinas muito precisas. Atirei relativamente bastante com uma, mas não sei te dar dados concretos sobre velocidades. O que sei é que quem compete, utiliza Kits de molas que mantém velocidades em torno de 750 FPS no calibre 4,5mm
      É um tipo de equipamento que não não precisa fazer quase nada!
      Não é possível colocar GR mas há kits de molas mais suaves que melhoram o agrupamento.
      Para competição opte pelo calibre 4,5mm.

      Para compra, o único lojista que conheço é a Guns House. Pelo que sei eles fazem a importação também deste modelo,

      Abç

      Oliveiros

      Responder

  20. Posted by Salviano on 9 de Fevereiro de 2014 at 16:26

    Olá boa tarde! 1º lugar gostaria de agradecer pelas dicas aqui postadas, q com certeza já ajudaram muita gente. bom eu gostaria de saber se tem um regra para calibrar a alça de mira da cbc f18 b12-s, sou iniciante e estou com dificuldades de regulagem.
    Bom desde já agradeço e sem mais um abraço!

    Responder

  21. Posted by elcio evangelista pereira on 10 de Abril de 2014 at 16:26

    olá Oliveiros!
    comprei uma g2 std e gostaria estalar um gr de 60 kg com pistão aliviado bucha de pu preta , qual a a melhor marca de gr e se o de 60kg fica bom !
    grato

    Responder

  22. Posted by elcio evangelista pereira on 16 de Abril de 2014 at 22:56

    olá Oleveiros ,

    Gostaria que me tirasse só mais duas duvidas porque não acho respostas nos fóruns.,- sobre qual a distância para zerar a g2 e a respeito do chumbinho ,qual o peso maximo em “grains” ou em gramas que posso ultilisar sem a perda de precissão

    grato

    Elcio

    Responder

  23. Posted by Almon Junior on 10 de Agosto de 2014 at 18:01

    Prezado,

    Comprei uma Benjamin Trail NP e gostaria da sua avaliação sobre esta carabina. Sou totalmente amador e confesso que tive muita dificuldade de regular a luneta, mas parece que agora consegui. Qual a distância limite para acerto com precisão nesta carabina.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: