Regulamentos SM-HFT-P10mts

Seguem abaixo os 03 regulamentos referentes as provas realizadas por nosso estande:

Silhueta Metálica 1/10

Descrição da modalidade:

A modalidade designada “silhuetas metálicas” tem por objetivo derrubar o maior número de alvos simulando as figuras de 05 galinhas, 05 porcos, 05 perus e 05 carneiros.

As silhuetas terão a escala de 1/10 e deverão ser pintadas em cor que garanta nítido contraste com o resto do ambiente em que as mesmas se encontram.

Da divisão pelo sistema de miras:

Dentre os competidores, haverá a divisão daqueles que usam armas com o sistema de mira aberta ou com o sistema de mira óptica.

Da disposição dos alvos:

As distâncias das silhuetas serão:
Ø 9,0 metros para as galinhas;
Ø 11,5 metros para os porcos;
Ø 13,5 metros para os perus e
Ø 16,5 metros para os carneiros.

Não há pré-determinação de altura entre os alvos nem de topografia plana do terreno em que serão realizadas as provas, mas as silhuetas deverão estar em local reto, sobre bancada ou diretamente no chão.

Tipos de armas:

Será permitida a utilização de qualquer carabina por ação de mola (ou GR), tanto em calibre 4,5mm como 5,5mm na definição de categoria de armas longas. Para a definição de armas curtas, qualquer tipo de pistola por ação de mola.

Da definição das categorias:

Armas longas.

A definição da categoria do atirador será feita por sua quantidade de pontos:

Para armas com sistema de mira óptica (open) as categorias serão:
Open Master———–15 a 20 pontos;
Open————-0 a 14 pontos;

Já para armas com sistema de mira aberta (standard) as categorias serão:
Standard Master———–11 a 20 pontos;
Standard————-0 a 10 pontos;

Agregamos uma categoria chamada Júnior, para atiradores de até 13 anos de idade, onde é permitido apenas o uso de sistema de miras abertas. Lembrando que é imprescindível o acompanhamento de um responsável maior de 18 anos.

Para a categoria Júnior é permitido que o responsável pelo atirador o auxilie a armar o mecanismo de tiro, porém fica vedado o auxílio na empunhadura, ou qualquer outro tipo de apoio, valendo o mesmo regulamento disposto abaixo, referente a posição de tiro.

Armas curtas.

Mira Aberta

Da posição de tiro:

A posição de tiro será sempre de pé, sem qualquer espécie de apoio da arma ou do atirador que não em seu próprio corpo.

Aos comprovadamente incapacitados de manter-se de pé será garantido o direito de sentar-se ou manter-se apoiado em muletas ou equipamentos análogos desde que estes não sirvam de apoio à arma.

Da ordem dos disparos:

A ordem dos tiros deverá observar os tipos de silhuetas mais próximas em detrimento às mais distantes, sempre da esquerda para a direita.

A inobservância de tal ordem implicará na perda do tiro dado bem como do alvo indevidamente alvejado, limitando-se tal sanção a duas ocorrências por série de 5 alvos/tiros.

Do tempo para alvejar cada série de 5 alvos:

Cada série de 5 alvos deverá ser alvejada através de 5 tiros no tempo máximo de dois minutos cada uma.

Dos comandos nas provas:

  • Ø “ATIRADORES, PREPARAR !”
    ocasião a partir da qual os atiradores terão 30 segundos para, assumir seus postos de tiro; municiar suas armas, regular miras e separar munições sem, contudo, efetuar qualquer disparo, sob pena de desclassificação;
    Ø “FOGO!”
    momento em que os atiradores poderão ensaiar ou efetuar a série de cinco tiros em dois minutos;
    Ø “CESSAR FOGO”
    comando que torna proibido qualquer disparo, seja pelo decurso do prazo para série de tiros ou ensaio, seja por questões de segurança, sob pena de desclassificação.

Dos procedimentos de segurança:

Todos os participantes do torneio, inclusive o público, deverão atentar para as seguintes regras:

  • Ø ao transportar as armas ou ante o comando de “CESSAR FOGO”, deverão mantê-las descarregadas, com cano ou alavanca de armação ou municiamento destravado; jamais apontando para área que não possa ser eventualmente alvejada; nem introduzindo seu dedo no gatilho ou guarda-mato;
    Ø ao deparar-se com alguma situação de risco na linha de tiro, deverão vociferar em alto e bom tom o comando “CESSAR FOGO”;
    Ø caso a arma já esteja municiada após o comando “CESSAR FOGO” o atirador deverá comunicar tal fato ao árbitro que, observadas as condições de segurança, poderá autorizar a descarga do equipamento em local seguro, jamais em direção aos alvos de prova.

Da contagem dos pontos:

Será considerado ponto (a ser assinalado na súmula com um A) os alvos que forem totalmente derrubados ou deslocados da base em que estavam as silhuetas.
A seguinte condição de tiro, no alvo correto, também deverá ser considerada como um acerto: Um ricochete que derrube o alvo.

As silhuetas que apenas se mexerem sem, contudo, caírem ou saírem de sua base não serão consideradas como ponto (e deverão ser assinaladas com um E na súmula do atirador). As seguintes condições também não serão consideradas ponto: Um alvo que for derrubado por um tiro disparado antes do comando “Fogo” ou após o “Cessar Fogo”; alvo derrubado fora da seqüência.

Da queda indevida de alvos:

As silhuetas derrubadas por ação do vento, chuva ou qualquer outro evento estranho ao ricochete legítimo ou disparo do atirador não será válido como ponto.

Em tal circunstância o atirador deverá comunicar imediatamente o fato ao árbitro, continuando a seqüência de sua série e, após, voltando a algum alvo que permanecer de pé.

Na hipótese de não haver alvo disponível, o árbitro devolverá ao atirador o tempo faltante de sua série para, após as silhuetas serem reerguidas, terminar sua série de disparos pelo tempo faltante.

Do desempate:

O critério de desempate será feito:
Ø pela maior pontuação obtida dentre os alvos mais distantes em detrimento aos mais próximos;
Ø persistindo o empate, por nova série de 5 tiros para cada atirador envolvido, a começar pelas maiores distâncias, em silhuetas a serem definidas pelos organizadores do torneio.

Da reentrada:

Em cada etapa do torneio não haverá qualquer limitação às reentradas para melhoria da pontuação do atirador, sendo válida apenas a súmula de maior pontuação.

Da premiação:

Serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade e categoria.

Das sanções:

Fazer uso de bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ou de efeitos análogos antes ou durante as provas ensejará a desclassificação do atirador e sua expulsão das dependências em que forem realizadas as provas.

Efetuar mais de cinco disparos em cada série de cinco alvos ensejará a perda de um ponto por disparo excedente.

Qualquer tiro efetuado sem prévia autorização para descarga ou fora do período para ensaio ou série de tiros desclassifica o atirador.

A quebra do silêncio entre os comandos “ATIRADORES, PREPARAR ” e “CESSAR FOGO”, salvo por questões de segurança ou para comunicação da queda indevida de alvos, ensejará uma advertência. A reincidência dará ensejo à perda de um ponto, se cometida pelo atirador, ou de retirada do recinto, caso o infrator não seja competidor.

Banner para blog tiro

Hunter Field Target

Categorias


Carabina Open

Carabinas por ação de mola (helicoidal ou GR), que utilizem dispositivos óticos de pontaria – vedado o uso de qualquer dispositivo que projete pontos luminosos diretamente no alvo.

Carabina Mira Aberta

Carabinas por ação de mola (helicoidal ou GR) que utilizem miras abertas.

Armas, Munições e Acessórios

Armas, munições e acessórios poderão ser inspecionados a qualquer momento pelo Diretor de Prova.

Fica autorizado o uso de carabinas de pressão por ação de mola (helicoidal ou GR) de qualquer calibre não superior a 5,5mm.

É permitido o uso de lunetas, dioptros ou outros dispositivos de mira ótica que não projetem luz sobre o ponto de impacto no alvo. Exceto para a categoria Mira Aberta, em que é permitido apenas sistemas de miras abertas. Não são permitidos sistemas de telemetria.


O atleta poderá solicitar, no decorrer da prova em caso de pane, a substituição de sua arma por outra com as mesmas características da que vinha competindo.

Pode ser usado qualquer tipo de assento.

Não é permitido o uso de vestimentas específicas de tiro, como é o caso, por exemplo, dos casacos de tiro utilizados em provas da International Shooting Sport Federation (ISSF).

É proibido o uso do arreio de pernas e de bandoleira.

A bandoleira será permitida apenas para o transporte da Carabina.

É permitido o uso de colchonete, luva acolchoada ou não com espessura máxima de 1,5 cm e cotoveleira.

É permitido uso de Carabina com “acessório hamster”, e de coronhas não originais de fábrica, que tenham ou não aumento da telha, desde que a distancia do ponto mais baixo do hamster ou da telha não exceda a 20 cm até o centro do cano da arma (50% de seu diâmetro interno).

Alvos

Os alvos serão réplicas de silhuetas de animais,em tamanho real ou em escala.

No alvo haverá uma área perfeitamente circular simulando o local anatômico de morte rápida ou instantânea, doravante chamado de “kill zone”.

Para efeito de pontuação válida o alvo deverá ser atingido na “kill zone” que desarmará a silhueta do animal, derrubando o mesmo.

Os alvos deverão possuir sistema de rearme manual à distância.

As “kill zone” devem ser pintadas numa cor contrastante com a silhueta do animal, de preferência na cor amarela, rosa fluorescente ou branca. Não é permitida “kill zone” nas cores verde ou vermelha, tendo em conta a participação de praticantes com daltonismo.

A cor do alvo pode ser preta ou branca, sempre com grande contraste com a “kill zone”.

Em caso de dúvida ou mau funcionamento do alvo, o Diretor de Prova deverá testar o mesmo. Caso o problema seja de imediata solução, será concedida uma segunda rodada de tiros no alvo para o atleta reclamante. Alvos testados e reprovados ou avariados sem possibilidade de manutenção ou reposição imediata serão desclassificados e a pontuação obtida nos mesmos não entrará na contagem final dos pontos.

As “kill zone” serão obrigatoriamente redondas e terão diâmetros de 15, 20, 25, 30, 40 e 50m.

A seguir a relação de “kill zone” com a distância máxima a ser usada:

“Kill zone” Distancia máxima

15 mm 15m

16 a 20 mm 20m

21 a 25 mm 25m

26 a 30 mm 30m

31 a 40 mm 40m

41 a 50 mm 50m

Para ajustar a “kill zone” à padronização acima poderão ser usados

obturadores.

Distâncias

Os postos deverão ser montados com alvos nas distancias de 09 (nove) a 50 (cinqüenta) metros.

Posições

Qualquer posição que o atleta desejar poderá ser tomada para efetuar os disparos, desde que o corpo do atleta não ultrapasse as linhas determinadas pelo posto de tiro.

Tempo

O atleta terá o tempo de 01(hum) minuto para cada alvo + 01minuto para recarga, conforme exemplo: um posto que tenha 04 alvos, o tempo determinado para o posto será de 05 minutos,  que será contado a partir do comando de “carregar”, que será dado após o pronto do atleta.

Obs.: O atleta será informado quando faltar 2 minutos para o término do tempo

Pontuação

Para cada alvo derrubado será contado 1 ponto;

A súmula deverá ser marcada com “1” para os alvos desarmados no primeiro tiro disparado e com “2” para os alvos desarmados no segundo tiro disparado e com “E” para os erros;

O acerto só será computado se o alvo cair;

Qualquer disparo após o comando de carregar será computado;

O atleta tem direito a efetuar dois disparos por alvo, independente do tipo de equipamento que esteja utilizando.

O atleta poderá solicitar ao Árbitro do Posto autorização para descarregar a arma;

Qualquer descarga, sem autorização do Árbitro do Posto, será penalizada como “E”.

Desempates

O critério de desempate será definido pelo maior número de alvos desarmados no primeiro tiro.

Se após a análise da pontuação persistir o empate, será escolhido um dos postos de tiro e os atletas que estiverem empatados farão sucessivas rodadas de tiro no mesmo até que apenas um dos atletas tenha acertado o referido alvo na rodada.

Verificações de Armas e Equipamentos

O Diretor da Prova e os Árbitros dos postos de tiro poderão, a qualquer momento, verificar as armas e equipamentos usados pelos atletas. O não cumprimento de qualquer requisito será causa de desqualificação.

Percurso e Postos de Tiro

O percurso de tiro terá 20 (vinte) alvos dispostos em distintos postos de tiro.

Cada posto de tiro deverá ser numerado, indicando claramente a direção em que efetuará os disparos;

Todos os alvos serão numerados e o atleta deverá seguir a ordem correspondente.

Os alvos deverão ser dispostos em terreno preferencialmente irregular, de modo que haja alvos acima e abaixo do plano horizontal do posto de tiro.

Os alvos deverão ser perfeitamente visíveis do posto de tiro, independentemente da estatura do atleta ou dele ser destro ou canhoto. Os alvos poderão estar parcialmente encobertos por obstáculos, porém a “kill zone” deverá ser 100% visível. A parábola descrita pelo projétil deverá estar 100% livre de qualquer obstáculo ou impedimento de sua livre trajetória.

Antes do início da seqüência de disparo de cada atleta o Árbitro deverá avaliar a nitidez e o contraste do animal com a “kill zone” repintando os mesmo quando necessário.

Antes de iniciar sua participação em cada posto de tiro o atleta deverá rearmar os alvos do posto. A não observância desta regra implica em um tiro falho por alvo não rearmado.

Nenhuma linha de tiro poderá situar-se em área alvejável de outro posto.

Os percursos de tiro devem ser feitos preferencialmente em um ambiente com obstáculos naturais ou artificiais simulando um campo de caça.

Em cada posto de tiro a ordem dos disparos deverá seguir a numeração dos alvos. Disparo em alvo fora da seqüência será computado como zero.

Os atletas, por ocasião da confirmação da inscrição, poderão ser distribuídos em esquadrões. Os esquadrões deverão ter aproximadamente o mesmo número de atletas.

O atleta iniciará a prova no posto de número igual ao seu esquadrão seguindo na realização da prova a ordem crescente dos postos. Os esquadrões que iniciarem a prova em posto diferente do 1, ao concluir o último posto deverá se dirigir ao posto 1º prosseguindo até executar toda a prova.

A prova poderá também ser executada de forma seqüencial como um percurso de caça, aonde os esquadrões vão iniciando o percurso de acordo com sua apresentação ao posto de tiro número 1. Nesta possibilidade todos seguirão do 1º posto ao final.

Cada atleta pode indicar um orientador que lhe informará o local de impacto dos disparos. O orientador não pode manusear a arma do atleta ou ajudar de qualquer maneira física uma vez dado o comando “carregar”, exceto quando o mesmo esteja temporária ou permanentemente incapacitado de recarregar. Aplica-se a mesma autorização a adolescentes, idosos e mulheres.

Alvo julgado defeituoso pelo Diretor de Prova ou Árbitro deverá ser substituído de imediato ou, na impossibilidade de fazê-lo, deverá ser anulado na prova de todos os atletas.

Disparos Duvidosos

Sempre que acontecer um tiro duvidoso o atleta deverá colocar a sua arma em segurança, apontando para a zona de tiro, e solicitar do Árbitro a verificação do alvo.

Abandono

O atleta poderá abandonar a prova quando não se sentir em condições de prosseguir, seja por questões pessoais, seja por falha de equipamento. Em tais hipóteses a pontuação obtida até este momento será registrada como resultado final da prova.

Falha de arma

No decorrer da prova o atleta pode substituir sua arma por outra, que tenha as mesmas características da prova que estiver realizando, comunicando o fato ao Árbitro. Neste caso a arma deverá ser vistoriada pelo Árbitro.

Segurança

É obrigatório o uso de óculos de proteção. Óculos corretivos que cubram a área ocular serão aceitos.

É proibida a ingestão de bebida alcoólica antes e durante a prova.

As armas só serão colocadas em posição de tiro, municiadas ou disparadas, no posto de tiro. Em qualquer outra situação as armas deverão estar sempre descarregadas, com alavanca de rearme ou cano destravado ou câmara de municiamento aberta.

Caso não seja possível ou seguro manter o cano ou a câmara de municiamento aberta, um fio vermelho deverá ser colocado na câmara.

Sempre que for ordenado “cessar fogo” o tiro deverá ser de imediato suspenso. Após o esclarecimento da situação, as armas deverão ser descarregas de forma segura ou retornar a competição sempre com autorização do Árbitro.

O comando de “cessar fogo” deverá ser dado por qualquer pessoa, quando deparar com uma situação de risco.

O atleta que causar disparo acidental será imediatamente desqualificado. Define-se disparo acidental todo e qualquer tiro efetuado fora da área alvejável, esteja a arma municiada ou não.

Exemplos de falta de segurança:

1) Manuseio de arma, em qualquer situação, que não seja dentro do posto de tiro ou para colocá-la em condições de segurança para transporte ou permanência fora de tais locais;

2) Apontar a arma para qualquer outra área que não a indicada no posto de tiro, quando não estiver com o cano destravado ou a câmara de municiamento aberta;

3) Manter o dedo no gatilho ou dentro do guarda-mato durante o transporte, municiamento, desmuniciamento da arma.

Todos são responsáveis pela segurança.

Comportamento anti-desportivo

Os competidores estarão sujeitos às sanções previstas neste regulamento quando adotarem comportamento “anti-desportivo”.

Exemplos de comportamento “anti-desportivo” incluem, embora não exclusivamente, a trapaça, a desonestidade ou qualquer comportamento parecido que traga má reputação ao esporte. Os organizadores da prova deverão ser notificados logo que possível.

Penalizações

O atleta, ao se inscrever em uma prova, ficará sujeito ao cumprimento do preconizado neste regulamento, dos bons preceitos de educação e de normas éticas, sendo passível, em caso contrário, da aplicação das punições:

1) Advertência Verbal;

2) Penalização em 2 (dois) pontos no resultado da prova;

3) Desqualificação.

Protesto e apelações

Protestos sobre pontuação no posto de tiro e eventuais casos omissos deverão ser decididos no local em primeira instância pelo Diretor de Prova;

Após a publicação dos resultados o atleta tem 15 minutos para contestação.

Legislação

Todos os atletas, árbitros e dirigentes ficam comprometidos com a preservação da fauna, da flora e com a manutenção do ecossistema, sendo legalmente responsáveis pelo uso de seus equipamentos.

Banner para blog tiro

Prova de precisão

Distância

10 mts.

Alvo

Alvo de papel com pontuações de 10 (círculo central com 13mm aproximadamente) a 01 (círculo externo com 126mm aproximadamente)

Posição

De pé sem nenhum suporte, ou apoio, exceto o próprio corpo.

Categorias

Pistola

Pistola sem recuo

Carabina

Armas

Serão permitidas qualquer carabina ou pistola por ação de mola (helicoidal ou GR) em calibre 4,5mm ou 5,5mm. Serão permitidas pistolas do tipo “pump action” que competirão na categoria pistola sem recuo.

Não serão permitidas armas olímpicas.

Sistema de miras

Miras abertas composta por massa e alça que poderão ser equipadas com fibras óticas e conter túnel protetor da massa.

Não será permitido o uso de dioptro.

Equipamentos

Não serão permitidos nenhum equipamento de uso de tiro olímpico, como casacos, calças, botas, luvas, bandoleiras ou qualquer equipamento que facilite o tiro.

Competição

Serão dispostos 03 (três) alvos, onde o atleta terá 06 (seis) minutos para efetuar 05 (cinco) disparos em cada alvo. Sendo a pontuação máxima 150 pontos.

Alvos que sejam atingidos por mais de 05 (cinco) tiros, terão anulados os impactos excedentes considerando-se como tais, os de maior pontuação.

Exemplos:

Um alvo que tenha 06 impactos, com pontuações: 10/10/09/09/08/07, terá um “10” anulado, sua pontuação será 43 pontos.

Um alvo com 07 impactos com pontuações: 10/09/09/09/08/08/07, terá um “10” e um “09” anulados, sua pontuação será 41 pontos.

Comandos

– Atiradores preparar

– Atiradores prontos

– Fogo (comando que inicia o tempo determinado para efetuar os disparos)

– Cessar fogo (comando que encerra o tempo determinado para efetuar os disparos -)

Consideram-se como início do tempo, a pronúncia da primeira sílaba dos comandos ”fogo” e “cessar fogo”. Qualquer disparo efetuado antes do comando “fogo” ou após o comando “cessar fogo” será penalizado com a perda de 10 (dez) pontos.

Critério de pontuações

Tiros que atinjam a divisa de pontuação têm como válido o ponto maior.

Rasgos no alvo não são válidos, mas qualquer marca que o chumbo faça, é válida como posição alvejada.

Critério de desempate

Para atletas com a mesma pontuação final, será utilizado como critério de desempate o maior número de impactos na área com pontuação 10 (dez). Se persistir, na área de pontuação 09 (nove) e assim sucessivamente. Caso persista o empate, os atletas empatados repetirão uma série de 05 (cinco) tiros em um alvo, em tempo determinado de 02 (dois) minutos.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares em cada categoria.

Banner para blog tiro


12 responses to this post.

  1. Posted by Geraldo on 28 de Novembro de 2010 at 2:33

    Oi, eu não entendi pq nas pontuações aparecem números quebrados.
    Abração,

    Responder

    • Olá Geraldo,
      a razão dos números após a vírgula, é diferenciar os que têm maior números de carneiros, perus etc.

      Quando há mais de um airgunner com a mesma pontuação, o critério de desempate é o que tem maior nº de carneiros derrubados, se empatam também no nº de carneiros, contamos os perus e assim por diante, até que se decida o empate. Quando há 02 com a mesma pontuação, o que tem mais carneiros, tem X,1 pontos e o segundo X pontos. Quando temos 03, o que tem mais X,2 e os seguintes X,1 e X pontos. se houver 05: X,4 – X,3 – X,2 – X,1 e X pontos.

      abçs

      Oliveiros

      Responder

  2. Posted by Thiago Moraes on 4 de Janeiro de 2011 at 17:47

    Eu fui numa chácara no último final de semana, e lá eles tinham duas carabinas e uma pistola a ar, pela primeira vez participei de uma “brincadeira” de Tiro ao Alvo e confesso que fiquei anestesiado, é muito bom! Me adaptei mais à pistola na qual acertei por mais vezes o alvo. Hoje na empolgação em uma loja de caça e pesca no intervalo do meu almoço acabei comprando uma pistola a ar, e procurando referências acabei encontrando este web-site, estou muito contente com a quantidade de informações contidas nele, estou aprendendo muito sobre os esportes de tiro.

    PARABÉNS AO DONO DO BLOG PELO TRABALHO MUITO BEM FEITO!

    Grande abraço a todos os visitantes!

    Responder

    • Olá Thiago,

      fico muito grato pela parabenização!

      Vc é morador do RGS?

      Se te for possível participar de uma de nossas provas,
      poderemos falar melhor de nosso esporte, inclusive estou incentivado a pratica com pistolas, tanto na silhueta metálica como nas provas de precisão.

      serás bem vindo.

      abçs

      Oliveiros

      Responder

  3. Posted by Thiago Moraes on 6 de Janeiro de 2011 at 13:13

    Infelizmente moro em Brasília, mas agradeço o convite! Uma coisa é certa, vou acompanhar sempre o seu blog (já é parte dos meus favoritos), e se tiver um tempo um dia eu vou a um torneio por aí em Canela.

    Abraços

    THIAGO MORAES

    Responder

    • Certo Thiago,

      De qualquer maneira, o que precisares de informações a respeito de nosso esporte é só contatar, o que estiver ao alcance será um prazer
      informar.

      Pelo que sei em Brasília há muitos movimentos relacionados com armas de ar…

      Já te inscreveste no forum Armas de Ar ? Temos o link no blog.

      abçs

      Oliveiros

      Responder

  4. Qual categoria devo participar se minha espingarda tem luneta 4×32?
    at.bernardo@hotmail.com
    grato

    Responder

  5. Posted by eder b de menezes on 3 de Outubro de 2012 at 23:20

    ola, tenho hatsan at 44 5.5, gostaria saber quais categorias participar, receber por email calendario de todas provas, sou serra, veranopolis

    Responder

  6. Posted by Paulo Alencar on 28 de Outubro de 2013 at 17:01

    Boa tarde vc poderia me mandar via email este regulamento na integra pra mim poder dar uma analisada, pois estou querendo criar um torneio de tiro de silhueta metálica e papel a 10 metros, aqui na minha cidade!!!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: